República de Moçambique
Ministério da Administração Estatal e Função Pública

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A forumTeve lugar no dia 29 de Março do ano em curso o primeiro fórum de chefes de secretaria e coordenadores das comissões de avaliação de documentos/2018, bastante concorrido que tinha como objectivos partilhar conhecimentos e debater alguns temas específicos.
No fórum houve a divulgação do novo Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado, assim como partilha de experiencias do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas e também do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa na gestão de documentos e arquivos do Estado.


Alguns participantes entrevistados pela nossa equipa de reportagem, consideram que os temas ou matérias apresentadas e debatidas no fórum configuram de extrema importância daí estarem satisfeitos com os organizadores do evento. 

IMG 0247Segundo Pedro Rojesse Maida, funcionário afecto à SIC do Hospital Militar de Maputo, deu nota positiva as matérias abordadas, sobretudo, a divulgação do novo Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado, pois, considera-o num instrumento bastante importante e humanista.

Falou por exemplo, algumas inovações tais como: o tempo infinito de serviço até que o funcionário se sinta inoperacional, o tempo concedido para licença de parto, processos disciplinares entre outros aspectos.

 

IMG 0273Por seu turno Anabela Mahavene, funcionária afecta à Escola Nacional de Música disse que o que mais lhe chamou atenção foi o tema apresentado pela CPISE sobre o uso das redes sociais e telemóveis na gestão de matérias classificadas. A nossa fonte afirmou que gostaria que todo funcionário ou agente do Estado soubesse do perigo no manuseamento dos documentos e tratar assuntos classificados ao telefone.

Refira se que no 1o forum estiveram presentes 228 funcionarios ligados a secretarias e comissoes de avaliacao de documentos dos orgaos e instituicoes do Estado.