República de Moçambique
Ministério da Administração Estatal e Função Pública

Banner interno

Estatistica 2A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Rita Namashulua, procedeu na manhã do dia 02 de Março em Maputo, o lançamento das Estatísticas dos Funcionários e Agentes do Estado - 2014/2015, um instrumento que visa proporcionar às instituições e ao público em geral, informações estatísticas sobre os recursos humanos afectos ao Aparelho do Estado moçambicano.


A brochura resulta da compilação de dados extraídos do e-CAF que indicam que em 2015 o contigente era de 332.155 funcionários e agentes do Estado representando um acréscimo de 12% em relação a 2013. Este acto teve lugar na sessão do primeiro Fórum de Gestores de Recursos Humanos do Estado/2017 de órgãos e instituições centrais do Estado.

Segundo a governante, o capital humano é a chave da porta do desenvolvimento nacional, pois o bom resultado das instituições seja qual for a sua área de actividade ou negócio, resulta dos recursos humanos, daí que as instituições devem apostar no desenvolvimento de competências, da motivação, do envolvimento e participação.

˝Vivemos numa época em que a crise económica, a mudança no conceito de carreira, fidelidade à instituição, mostram que transitamos para uma cultura onde a flexibilidade, o profissionalismo, a participação e a parceria sao variáveis fundamentais nas opções estratégicas das instituições no que respeita aos seus recursos humano,˝ frisou Carmelita Namashulua.

Ainda neste evento, foi divulgado o Plano de Acção da Estratégia da Reforma de Desenvolvimento da Administração Pública- ERDAP, aprovado em 2016 pelo Conselho de Ministros, bem como debate sobre o ponto de situação de Prova de Vida dos Funcionários e Agentes do Estado.

De referir que o Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), criado pelo Decreto Presidencial nº 7/2015 de 02 de Março, é o órgão central do Aparelho do Estado que, de acordo com os princípios, objectivos e tarefas definidos pelo Governo, é responsável, dentre outros, pela Gestão Estratégica de Recursos Humanos do Estado.