República de Moçambique
Ministério da Administração Estatal e Função Pública

Banner interno

Dia Arquivos

Sob lema "Gestão de Documentos em Tempos de Emergência" Moçambique celebrou a 9 de Junho, o Dia Internacional de Arquivos. E a nível internacional o dia foi comemorado com o lema "Emponderando as Sociedades de Conhecimento" 
A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoane, discursando nas cerimónias centrais da data exortou aos funcionários do Estado a organizarem os arquivos para permitir melhor preservação da memória institucional da administração pública moçambicana.
"Não há povo sem história e cultura, nem instituição sem arquivo. Assim exortamos a todos funcionários e agentes do Estado para juntos organizarmos os arquivos para preservar a memória institucional e assegurar o acesso célere à informação" disse a Ministra.  
Sua Excelência Ana Comoane exortou ainda aos dirigentes e gestores dos órgãos e instituições do Estado a criarem condições para melhorar o tratamento dos documentos e arquivos.
A governante apelou aos gestores de arquivos a não armazenar objectos obsoletos, tais como, computadores, máquinas fotocopiadoras avariadas e restos de comida em lugares onde existem documentos. 
Outro aspecto não menos importante referido pela Ministra tem a ver com a infestação de documentos por fungos, bactérias, insectos e roedores, pois, estes contribuem para a degradação do ambiente saudável dentro dos arquivos e acelera a deterioração dos suportes documentais. 
A escolha do lema Gestão de Documentos em Tempos de Emergência surge da necessidade de elaboração dos planos de gestão de documentos em tempos de emergência, pois Moçambique tem sido assolado ciclicamente por desastres naturais.