República de Moçambique
Ministério da Administração Estatal e Função Pública

Banner interno
Formacao
A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoane, desafiou aos Chefes de Secretaria, Coordenadores das Comissões de Avaliação de Documentos e Gestores de Informação Classificada da Administração Pública reunidos no 1º fórum de 2022 no mês de Abril corrente a melhorarem a organização de arquivos físicos para facilitar a migração para a era digital. 
Ana Comoane sublinhou que o Governo tem vindo a desenvolver esforços visando consolidar a implementação de normas sobre a gestão de documentos e arquivos do Estado, assegurando desta forma, a melhoria de qualidade de serviços prestados ao cidadão.
"Impõe-se ainda como desafio à área, a introdução de tecnologias de informação e comunicação e aprovação da respectiva legislação; o que eleva a necessidade das instituições terem arquivos organizados de forma a garantirem uma transição eficiente para a Nova Era que se pretende que seja digital" frisou a governante.
A ministra disse ainda que o Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) em coordenação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), está desenvolver iniciativas por forma a facilitar o acesso aos serviços públicos ao cidadão bem assim assegurar a preservação da memória da Administração Pública através de meios tecnológicos. 
O evento que reuniu 186 participantes discutiu temas como Impacto da Higienização na Preservação de Documentos na AP, Importância do Segredo do Estado na Movimentação de Matérias Classificadas, Evolução da Gestão de Documentos e Arquivos na AP, assim como apresentação da Plataforma de gestão Documental e Ficheiros (eDoc e Cloudgov).
Refira-se que o Fórum de Chefes de Secretaria, Coordenadores das Comissões de Avaliação de Documentos e Gestores de Informações Classificadas é uma plataforma que visa a troca de experiência e conhecimentos entre os profissionais da área de gestão de documentos e arquivos do Estado e tem acontecido trimestralmente.