Decorre desde 13 de Março último acções de monitoria e assistência técnica aos órgãos e instituições de nível central da Administração Pública bem como de instituições tuteladas e subordinados levadas a cabo pelo Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique, Instituto Público (CEDIMO, IP) em coordenação com o Arquivo Histórico de Moçambique (AHM) e a Comissão para Implementação das Normas e Segredo do Estado (CPISE) com vista a aferir o grau de cumprimento das metas estabelecidas na 3ª Campanha Nacional de Avaliação de Documentos na Administração Pública.
A iniciativa é do Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique (CEDIMO, IP.), que visa impulsionar o processo de avaliação e destinação de documentos nos órgãos e instituições da Administração Pública, tendo já sido realizadas duas campanhas anteriores: a 1ª de 2013 a 2014 e a 2ª de 2015 a 2018, cujos resultados alcançados foram encorajadores.
Segundo sublinhou a Directora-Geral do CEDIMO-I.P, Cármen Langa, apesar dos resultados alcançados nas campanhas anteriores serem encorajadores, prevalecem desafios na preservação e conservação do património arquivístico da Administração Pública, conforme revela o estudo do Estado dos Arquivos em Moçambique realizado pela UNESCO em 2021 e das acções de monitoria e assistência técnica aos órgãos e instituições da Administração Pública, dentre outros relatórios de monitoria de implementação do SNAE e da LDI.
Ainda de acordo com a Directora –Geral do CEDIMO, IP com a campanha, pretende-se dinamizar o tratamento das massas documentais acumuladas que deverá assegurar a organização dos arquivos do Estado e, por conseguinte, a criação de condições para a digitalização dos documentos, reduzindo os riscos de perda do património arquivístico e o tempo de resposta às solicitações do cidadão.
Para a Directora-Geral do CEDIMO, espera-se que no fim da campanha tenham sido avaliados cerca de 150 mil metros lineares de documentos de órgãos e instituições, reduzidas as massas documentais acumuladas, com arquivos melhor organizados, consciencializadas as Comissões de Avaliação de Documentos da Administração Pública e Funcionários e Agentes do Estado sobre a classificação, avaliação e destinação de documentos de arquivos, assim como, criadas as condições para a digitalização dos arquivos da AP.
O Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique, Instituto Público (CEDIMO, IP), capacitou entre os dia 8 e 12 de Março do ano corrente, mais de 70 funcionários do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIIC), uma instituição tutelada pelo Ministro de Cultura e Turismo, na Cidade de Maputo.
Ainda no mesmo período, formou 20 Secretárias do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique (EDM) em matérias de gestão de documentos, arquivos e acesso à informação de interesse público.
Estes eventos foram organizados com objectivo de dotar os funcionários que desempenham funções de direcção, chefia e técnico-administrativas no INIIC e EDM, de conhecimentos sobre gestão de documentos, arquivos, acesso à informação assim como muni-los de respectivas materiais de consulta.
De referir que o CEDIMO tem vindo a desenvolver várias acções de capacitações a todos os níveis sobre o Sistema Nacional de Arquivos do Estado e da Lei do Direito à Informação.
De acordo com os objetivos das acções de capacitação, constituíram matérias de formação: a Gestão Documental; Sistema Nacional de Arquivos do Estado; Classificação de Documentos de Arquivo à luz do SNAE, aprovado pelo decreto n.º 84/2018 de 26 de Dezembro, assim como procedimentos para o exercício do direito à informação, de acordo com a Lei n.º 34/2014, de 31 de Dezembro.
Dumicílio Massangaie, Director de Serviços de Documentação e Arquivos de Estado no CEDIMO, IP e um dos formadores nas sessões da EDM, vincou a importância destas formações para o sucesso da implementação do SNAE na Administração Pública, tal como para qualquer programa de gestão de documentos e arquivos, visto que do agrupamento criterioso dos documentos dependem as operações arquivísticas de selecção, avaliação, arquivamento, e eliminação de documentos.
̋A capacitação institucional sobre gestão de documentos e arquivos, em particular sobre SNAE, é um processo que se quer contínuo, tendo em conta que ainda existem muitas instituições que estão numa situação de implementação do SNAE que podemos classificar de nível mínimo, ou seja, instituições que ainda não aplicam as normas e procedimentos técnicos previstos no sistema”, sublinhou Massangaie.
Ainda durante as sessões, os funcionários do INIIC e EDM consideram positiva a acção de formação levada a cabo pelo CEDIMO, IP sobre o SNAE e a Lei do Direito à Informação pois, as formações contribuem para a harmonização dos mecanismos de aplicação destes instrumentos legais e impulso da recém criada Comissão de Avaliação de Documentos no INIIC.
De referir que o CEDIMO tem vindo a desenvolver várias acções de capacitações a todos os níveis sobre o Sistema Nacional de Arquivos do Estado e da Lei do Direito à Informação.
Os participantes do 1º Fórum de Chefes de Secretaria, Coordenadores das Comissões de Avaliação de Documentos e Gestores de Informação Classificada referente ao presente ano, querem maior sensibilização dos superiores hierárquicos das instituições para dinamizar os assuntos ligados ao Sistema Nacional de Arquivos do Estado (SNAE).
Os intervenientes dirigiam este clamor à Directora-Geral do CEDIMO, IP. na qualidade de órgão coordenador do SNAE. Uma das principais preocupações destes profissionais prende-se com o facto de serem relegados ao último lugar as necessidades para materialização das actividades relacionadas com a gestão documental e arquivos.
No evento, foram debatidos temas como: Contribuição para Formulação de uma Politica de Digitalização de Documentos no Sector Público em Moçambique, Informações Classificadas: Classificação e Desclassificação, Balanco da 3ª Campanha Nacional de Avaliação de Arquivos na Administração Pública (Junho de 2022 a Janeiro De 2023), assim como a Partilha de Experiências em Matérias de Gestão de Documentos e Arquivos do Estado.
Refira-se que o Fórum de Chefes de Secretaria e Coordenadores das Comissões de Avaliação de Documentos é uma plataforma de troca de experiência e partilha de conhecimento sobre a área de gestão documental e arquivos do Estado, bem como acesso à informação da Administração Pública.
Sob o lema “Inteligência Artificial, Governação Electrónica e Acesso à Informação”, o Ministério da Administração Estatal e Função Pública através do Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique (CEDIMO, IP), em parceria com a representação da UNESCO e o MISA-Moçambique organizam as celebrações Centrais do Dia Internacional de Acesso à Informação, que se assinala a 28 de Setembro, com inicio as 08H30, no Centro de Conferências da TMCEL, na Cidade de Maputo.
As celebrações serão no formato híbrido com as credenciais de acesso a baixo, onde discutir-se-ão vários temas que contribuirão para a consolidação do conhecimento sobre o Acesso à Informação de Interesse Público em Moçambique.
Refira-se que a UNESCO proclamou em 2015, através da Resolução 38 C/57, o 28 de Setembro como o Dia Internacional de Acesso Universal à Informação com o objectivo de proporcionar um momento de reflexão sobre a causa do acesso à informação, visando assegurar que a informação de interesse público seja disponibilizada aos cidadãos e garantir a materialização das liberdades fundamentais conexas.
Encontre as credencais de acesso ao evento no cartaz CELEBRAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO a partir do link https://www.cedimo.gov.mz/index.php/publicacoes/cartazes?layout=default
Taxa de Inscrição | Empresa | Participante | Estudante |
Precário em MT | 1.750,00 | 1.000,00 | 500,00 |